Acupuntura e Emagrecimento
O Baço-Pâncreas, segundo a Acupuntura, entre outras coisas controla o apetite e o desejo por doces.
A Acupuntura no emagrecimento é muito útil, pois pode ajudar a reduzir a ansiedade, o apetite e até a compulsão por doces, pois equilibra um sistema chamado de Baço-pâncreas pelos chineses.
O Baço-Pâncreas, o Transformador dos Alimentos
Para a antiga Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o BP era considerado o “transformador dos alimentos”. Para os chineses daquela época transformar os alimentos, seria equivalente ao nosso processo de digestão dos alimentos.
Na realidade o baço e pâncreas, como sabemos hoje em dia, são estruturas distintas, mas que energeticamente executam a mesma função, juntamente com o estômago, que completa a relação órgão - víscera.
Estruturas “Regidas” pelo Baço-Pâncreas
As estruturas regidas são: todo o sistema linfático, inclusive amígdalas, em parceria com o pulmão, o tecido conjuntivo, o timo, os músculos e a boca.
Excesso de Preocupação Lesa o
Baço-Pâncreas
Do ponto de vista emocional, o que afeta a energia do BP são as preocupações, as ideias fixas, as obsessões, tudo o que usar demais o pensamento e a reflexão.
A diminuição da memória também pode ocorrer nas patologias associadas ao baço-pâncreas. Isto a nível prático podemos ver nas doenças mais comumente associadas ao baço-pâncreas que são o diabete e a obesidade.
Então, aí vão dois conselhos: não se preocupe em demasia. Preocupar-se (ocupar-se antes), em excesso, geralmente faz com que atuemos pouco, além de lesar o BP.
Evite o excesso de atividade intelectual, sem pausas para lazer que, além de lesar o baço-pâncreas, faz diminuir o rendimento, aumenta a vontade de comer doces, e faz crescer a barriga. E pior ainda, em alguns casos, tudo isto de uma só vez.
Então... Preocupe-se Menos
Recomendações: preocupar-se só o necessário, e durante o menor tempo possível.
Quando estiver estudando continuamente, programar-se para fazer pausas regulares para lazer, ou simplesmente fazer nada, sem sentimento de culpa, com certeza seu rendimento vai ser bem melhor!
Digestão, Transporte e Armazenamento dos Alimentos
Energeticamente o baço-pâncreas é responsável pela captação da parte yin da nossa energia que vem dos alimentos.
Suas funções estão ligadas à digestão, transporte e armazenamento. Neste processo ocorre a separação do puro do impuro.
O que for puro vai ser encaminhado ao rim para se juntar à parte yang que veio do pulmão, e formar a nossa energia vital adquirida.
Quando este processo é perturbado de alguma maneira surgem as doenças ligadas ao excesso de armazenamento, que são as obesidades em suas formas ou as ligadas à má absorção, que são os quadros de desnutrição, as anemias e a anorexia.
Em suma, um baço-pâncreas em desarmonia pode levar tanto a um quadro de obesidade quanto a um quadro de magreza exagerada.
Sabe Aquela Sensação Corpo Pesado
Um dos primeiros sinais de que o BP não está bem é a sensação de peso no corpo (nas pernas principalmente), de moleza e sonolência.
Isto basicamente deve-se ao excesso de umidade que se acumula no organismo, umidade esta que pode ser também de origem climática.
Isto acontece quando chove muito ou quando vamos para lugares muito úmidos.
A causa pode ser também de origem alimentar, quando comemos muitos doces, verduras cruas ou frutas por tempo prolongado, ou quando simplesmente comemos demais.
Patologias da Boca
As patologias que ocorrem na boca são em parte associadas ao baço-pâncreas, como as gengivites, em parceria com o estômago e as aftas.
Na realidade, a boca é a abertura externa do baço-pâncreas, assim como o nariz é a do pulmão.
É o Baço-Pâncreas Que Mantém Tudo no Lugar em Nosso Corpo
Energeticamente o BP faz a energia subir enquanto o estômago a faz descer. Ele também mantém tudo em seu devido lugar.
Por isso as quedas de útero, de bexiga, as papadas caídas, a "barriga em avental", os seios caídos são ocasionados pela diminuição da energia do baço-pâncreas.
Quem mantém o sangue dentro dos vasos também é o baço-pâncreas, quando isto não ocorre, vamos ter hematúria, hemorragias uterinas e os hematomas espontâneos.
Náuseas, Vômitos e Diarreia
Quando temos náuseas ou vômitos é sinal de que o estômago não está mandando a energia para baixo, e por isso as coisas tendem a subir e então podem surgir os vômitos.
Com o BP já acontece o oposto, se ele não executa suas funções ascendentes, as coisas não ficam no lugar e tendem a descer, surgem as diarreias.
Umidade Excessiva Prejudica o Baço-Pâncreas
Quando o BP está desequilibrado, os sintomas vão estar quase sempre ligados à presença de umidade, seja ela do ambiente externo, ou provocada pela alimentação inadequada.
Mas a correção deste desequilíbrio sempre passa pela alimentação, porque a principal função do baço-pâncreas está ligada à assimilação dos alimentos.
Desejo de Doces Aumentado
Com relação ao sabor, quando o BP está desgastado surge o desejo de coisas de sabor doce que, para ser benéfico, deverá ser satisfeito, mas com moderação.
Na verdade, a nossa alimentação do dia a dia deve ter um pouco de cada sabor (azedo, amargo, doce, picante e salgado), porque aí vamos estar tonificando todos os órgãos.
Texto extraído do livro "Mudança de Hábito Alimentar".
**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.
Comentários
Postar um comentário